Diga Não à Papelada| Lärarnas Nyheter

Säg nej till allt skrivgöra | Lärarnas Nyheter.

de Maj Stoddard — Traduzido do Sueco por Sonia Lindblom – texto original aqui

Fala-se muito em conhecimento nas discussões das escolas suecas. Mas como se pode definir exatametne conhecimento? No debate, as definições geralmente têm focado nos tipos de conhecimento que são passíveis de medir e pesar, nos aprendizados-excepcionais e simples conhecimentos fatuais. Minha definição, entretanto, é que o conhecimento seja o entendimento de como as coisas se encaixam umas nas outras.

Conhecimento, assim como educação, é algo mais profundo. Ele nos ajuda a ver o mundo com outros olhos, nos ensina a trabalhar cooperativamente, nos leva a crescer como seres humanos e a desenvolver a criatividade, o pensamento e a empatia. O aprendizado é um processo que dá ponto de vista e resulta em tomada de posturas  e é um pré-requisito para a mudança.

Atualmente, a ordem nas organizações públicas é fazer operações transparentes e fáceis de serem controladas. Isso se chama garantia de qualidade e é um conceito emprestado da indústria. O objetivo é a redução de custos, a mensurabilidade e eficiência. Os escritos de Sven-Eric Liedman iniciaram esta tendência em “Tormenta — um livro sobre a escola”.

Liedman está profundamente preocupado sobre os caminhos que e a escola está tomando. “Em vez de dar aos alunos um conhecimento real, a escola se preocupa em medir futilidades e em investigar a si mesmo num contínuo carrossel burocrático”. Este é um livro importante para todos os que trabalham com escola, mas também para todos os que analisam e têm opinião sobre escola. Temos de convir, que nós da escola falamos sobre esses assuntos de Liedman trata. Nós devemos falar um pouco mais alto.

Nosso tempo de trabalho é preenchido de questões administrativas. São enquetes e formulários. Relatórios e planejamentos, planos de ação e controles de qualidade, matrizes e avaliações. Nós escrevemos planos de desenvolvimento individual e avaliações individuais para cada matéria em cada semestre. Tudo tem de ser renovado e atualizado todo ano e cada escola tem de fazer os seus próprios documentos.

O Problema é que nós perdemos o foco da perspectiva maior. O tempo não é suficiente e o ensino e a aquisição de conhecimento de nossos alunos fica para segundo plano. Porque nós todos sabemos que uma aula bem dada leva tempo a planejar. É o nosso tempo de preparação de aula que desaparece, o que significa que uma grande falta de qualidade no conteúdo da aula. Se nós nos recusamos a preparar a aula, o nosso trabalho fica sem sentido.

A motivação para toda essa documentação é que ela vai nos ajudar e nos levar a alta efetividade, com o objetivo final de que nossos alunos vão aprender melhor e dar conta da competição internacional. Mas a demanda de efetividade que temos agora leva a uma inefetividade assustadora e a intenção que está nos planos pedagógicos são atrapalhados pelo sem-número de atividades em que acabamos inundados. A escola não é uma indústria e não trabalha com a produção de bens, mas com humanos viventes.

Os políticos pintam uma escola em crise e a mídia simplesmente comprou a imagem da escola que falho e os professores como incompetentes. Os governantes atuais, com a ajuda da mídia tirou a boa-fé de toda uma profissão.

Nós, do universo escolar temos uma outra explicação para o problema, como por exemplo cortes financeiros, privatização do ensino (abertura de escolas privadas) e a liberdade de escolha de escolas, formação de professores, imposições de políticos que não levam em conta pesquisas nem todo o trabalho administrativo.

Nós precisamos tomar conta de todos esses documentos a serem escritos. Nós precisamos protestar contra essa “garantia de qualidade” e rejeitar condições de trabalho que diminuem a qualidade nas nossas práticas pedagógicas, mas nós precisamos fazer isso juntos. É tempo de as vozes do chão das salas de aula serem ouvidas nesse debate.

Maj Stoddard
Professor de 4—6 séries
Vänge skola, Uppsala

Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: